Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

Iniciaram-se recentemente no EIPPCB (European IPPC Bureau) os trabalhos de revisão de mais um BREF aplicável ao Setor Químico – o BREF LVIC – Large Volume Inorganic Chemicals (químicos inorgânicos de grandes volumes de produção).

 

Este novo BREF vai rever e condensar num único documento os anteriores BREF LVIC - AAF (Large Volume Inorganic Chemicals – Ammonia, Acids and Fertilisers) e BREF LVIC - S (Large Volume Inorganic Chemicals – Solids and Others Industry).

 

A reunião de arranque dos trabalhos (KoM – kick-off-meeting) para este BREF irá ocorrer, previsivelmente, em Setembro / Outubro de 2022.  

 

Na KoM será definido em detalhe o âmbito deste BREF, nomeadamente em termos das atividades / produtos / processos abrangidos, bem como os trabalhos a desenvolver, incluindo os procedimentos de recolha de informação junto das empresas abrangidas, e a respetiva calendarização.

 

Não obstante, desde já se antecipa que este novo BREF LVIC irá incluir as atividades cobertas pelos anteriores BREFs LVIC – AAF e LVIC – S.

 

Com relevância para a situação nacional, destacam-se, em particular, as atividades de fabrico dos seguintes produtos:

 

  • Ácido Nítrico

 

  • Adubos (todos os tipos de adubos)

 

  • Clorato de Sódio

​​​​​​​

  • Hidrogénio (a KoM irá definir em detalhe quais as atividades de fabrico de hidrogénio que serão incluídas neste novo BREF, já que algumas atividades de produção de hidrogénio já se encontram integradas noutros BREFs)

​​​​​​​

  • Amoníaco

​​​​​​​​​​​​​​

  • Carbonato de Cálcio

 

A convite da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), a APQuímica integra a delegação portuguesa do Grupo de Trabalho Técnico (TWG) Europeu para este BREF, coordenada pela APA.  Participamos também no grupo de trabalho interno do CEFIC (Conselho Europeu da Indústria Química) para este BREF.

 

Como apoio à preparação dos trabalhos deste BREF, decorreu recentemente, até Abril de 2022, uma fase de recolha de informações iniciais (call for initial positions – CfIP) junto dos membros do grupo de trabalho técnico (TWG) do BREF.

 

Nesta fase, e para além dos contributos submetidos pelo setor a nível europeu (via CEFIC, Fertilizers Europe, etc.), a APQuímica e os seus Associados participaram também nestes trabalhos, em articulação com as Associações Europeias, e contribuindo também para os elementos submetidos pela delegação nacional no TWG, coordenada pela APA.

 

A APQuímica em conjunto com os seus Associados irá continuar a acompanhar e contribuir para as fases seguintes dos trabalhos deste novo BREF, nomeadamente junto da APA e do CEFIC, à semelhança do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em relação a outros BREFs relevantes para o setor.

 

Informações adicionais: info@apquimica.pt.