Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

O Programa Responsible Care® (Atuação Responsável®) é um compromisso mundial voluntário da indústria química, ao abrigo do qual, as empresas através das suas associações nacionais, comprometem-se a uma melhoria contínua das práticas ambientais, de saúde e de segurança, relatando e dando a conhecer às partes interessadas, as características dos respetivos produtos e processos de produção, proporcionando à sociedade produtos finais mais seguros, confiáveis e amigos do ambiente. 

 

Através da partilha de informação e de um rigoroso sistema de listas e procedimentos de verificação e de indicadores de desempenho, a Atuação Responsável® permite à indústria química evidenciar práticas de melhoria ao longo dos anos, em áreas como a saúde, a segurança, o ambiente, bem como desenvolver políticas e ações de melhoria futuras.  

 

As empresas aderem ao programa Atuação Responsável® por subscrição dos Princípios Diretores que sintetizam a filosofia subjacente, empenhando-se formalmente na melhoria contínua da sua atuação em matéria de Segurança, Saúde, Ambiente e Responsabilidade pelo Produto (“Product Stewarship”), respondendo às preocupações legítimas do público e “stakeholders” neste domínio.

 

A Atuação Responsável® assenta numa matriz composta por oito elementos-base, denominados Critérios Fundamentais:

 

  1. Princípios Diretores
    Compromisso formal por parte da entidade, assumido pelo gestor de topo de adesão à ética e ao Programa Atuação Responsável®.
     
  2. Códigos, Guias e Listas de Verificação
    Documentação destinada a apoiar as empresas na implementação do compromisso.
     
  3. Indicadores de Desempenho
    Desenvolvimento progressivo de indicadores com os quais se mede o desempenho das entidades face ao compromisso assumido.
     
  4. Comunicação
    Processo contínuo de comunicação com os parceiros quanto às questões de Segurança, Saúde e Ambiente.
     
  5. Fórum de partilha e troca de informação
    Para troca de opiniões e partilham de experiências sobre a implementação do compromisso, permitindo a interajuda entre entidades signatárias.
     
  6. Título e logotipo
    Propriedade coletiva do CEFIC, claramente identificam que o programa nacional é consistente e integra o conceito de Responsible Care®.
     
  7. Verificação
    Procedimentos para confirmar a implementação da Atuação Responsável® pelas entidades aderentes.
     
  8. Encorajamento
    Incentivo a todas as empresas da indústria química no sentido de as motivar ao envolvimento no compromisso.