- Promoção dos fatores de competitividade do Cluster e intermediação entre os seus membros e stakeholders nacionais e internacionais com relevância para a competitividade do Cluster, facilitando a captação de investimento, uma maior exposição internacional do Cluster e o estabelecimento de acordos e parcerias.
- Alargamento da base de associados do Cluster, por via da captação de players com capacidade de reforço das respetivas cadeias de valor, alargando o seu âmbito e capacidade de atuação.
- Desenvolvimento de estratégias e programas de eficiência coletiva, que promovam sinergias e economias de escala para uma melhoria da eficiência dos processos produtivos.
Principais Projetos
Em curso:
- Estudo dos Determinantes da Competitividade do Setor da Química, Petroquímica e Refinação (Estudo Setorial – iniciativa conjunta GEE-ME / APQuímica).
- Desenvolvimento dos novos suportes de comunicação para o Cluster (pós-fusão).
- Articulação com stakeholders de referência (nacionais e internacionais), incluindo partilha de boas práticas, site visits e estabelecimento de parcerias.
- Programa de alargamento da base de associados do Cluster.
Terminado:
- Concretização da fusão das duas associações do setor (APEQ/AIPQR) , reforçando número de associados, âmbito de atuação, abrangência do Cluster.
Contribuir para melhorar custos de contexto e infraestruturas logísticas e de suporte à atividade do Cluster, através da promoção do uso de serviços partilhados, da implementação de ações conjuntas e da realização de iniciativas coordenadas promotoras da melhoria do conjunto de infraestruturas que servem os membros do Cluster, nomeadamente pelo:
- Desenvolvimento e implementação de oportunidades de partilha de serviços e utilities entre os membros do Cluster.
- Desenvolvimento de estudos e projetos conjuntos que permitam identificar e promover adequadas condições infraestruturais e logísticas de suporte à atividade do Cluster.
Principais projetos:
Em curso:
- Dinamização de Grupos de Trabalho e iniciativas conducentes à implementação das estratégias identificadas nos estudos já realizados nas áreas da logística/transportes, energia e serviços partilhados.
- Continuação do trabalho de identificação e concretização de oportunidades de partilha de onsite services pelos membros do Cluster.
Terminado:
- Estudo “Necessidades Logísticas das Indústrias de Refinação, Petroquímica e Química Industrial em Portugal” (AIPQR).
- Estudo “Utilidades e Site Services partilhados de suporte às Indústrias de Refinação, Petroquímica e Química Industrial em Portugal” (AIPQR).
- Potenciar o aumento do volume de negócios do Cluster, tanto no mercado nacional, como no mercado internacional, por via da substituição de importações, aumento das exportações, maior verticalização e especialização das suas cadeias de valor, com expansão para áreas de maior valor acrescentado.
- Reforçar a integração das cadeias de valor do Cluster e promover novas abordagens e sinergias, numa lógica de Economia Circular.
Principais projetos:
Em curso:
- Estudo do Setor da Química, Petroquímica e Refinação (Estudo Setorial – iniciativa conjunta GEE-ME / APQuímica).
- Estudo dos mercados nacional e internacional de especialidades e definição da estratégia de abordagem do Cluster.
Terminado
- Estudo preliminar de Avaliação de oportunidades de melhoria no Setor Químico no contexto da Economia Circular - projeto com financiamento do Fundo Ambiental (APEQ)
Implementação da Agenda de Trabalhos definida pelo Conselho Indústria e Universidade da APQuímica (CIU), incluindo:
- Desenvolvimento e dinamização de um modelo de rede entre as empresas do Setor e a área científica e tecnológica (Universidades, Centros de Investigação), contribuindo para o reforço da I&D aplicada e da inovação na atividade de todos os membros do Cluster, potenciando a melhoria da eficiência dos processos produtivos e o desenvolvimento de novos produtos e aplicações.
- Reforço da ligação Universidade – Empresa/Indústria e aprofundamento dos mecanismos de transferência e valorização de conhecimento.
- Reforço da capacitação de recursos humanos e do seu ajustamento à evolução das necessidades do Setor, com vista à melhoria das competências profissionais, técnicas, tecnológicas e científicas do Cluster e dos seus membros.
Principais projetos:
Em curso:
- Estudo de desenvolvimento e implementação de um modelo de I&DT para o Cluster, assente no estabelecimento de redes de parcerias nacionais e internacionais.
- Participação na dinamização e expansão do EngIQ – Programa Doutoral e de Formação Avançada em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química.
- Estudo para a promoção da convergência entre as necessidades de competência das empresas do Cluster e soluções de formação (2ª fase – atualização e operacionalização – parte I).
Terminado:
- Participação na criação do EngIQ – Programa Doutoral e de Formação Avançada em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química (AIPQR).
- Atualmente na sua 10ª edição, envolvendo 5 universidades, 11 unidades de I&D e mais de 10 empresas industriais, o EngIQ é um dos mais inovadores programas doutorais e de formação avançada em ambiente industrial na Europa e um case-study de ligação Universidade-Empresa e de transferência e valorização de conhecimento. Saber mais
- Estudo para a promoção da convergência entre as necessidades de competência das empresas do Cluster e soluções de formação (1ª fase - AIPQR)
- Organização e realização de módulos especializados de formação em áreas técnicas críticas para as indústrias do Cluster: “Automação & Instrumentação”, “Termodinâmica e Fenómenos de Transferência” (AIPQR).
- Reforço do envolvimento e integração de PMEs nas atividades do Cluster, seja diretamente enquanto membros do Cluster, seja enquanto entidades externas fornecedoras das empresas do Cluster.
- Promoção do aparecimento e integração nas cadeias de valor do Setor de PMEs inovadoras, com aplicações / produtos relevantes em áreas emergentes de grande potencial.
Principais projetos:
Em curso:
- Criação de uma metodologia para qualificação e certificação de PMEs enquanto fornecedoras de empresas do Cluster.
- Webmarketplace para produtos e serviços com elevada incorporação tecnológica.
- “New Ventures”: mapeamento e estratégias de integração no Cluster de PMEs inovadoras em áreas emergentes.
Terminado
- Promoção da sustentabilidade da atividade do Cluster e dos seus membros, com reforço da sua atuação na linha dos compromissos assumidos em 1993, com a adoção dos princípios de Atuação Responsável® (Responsible Care®).
- Recolha, promoção/divulgação e adoção de boas práticas nas áreas da Saúde, Segurança e Ambiente por parte do Cluster e dos seus membros.
Para saber mais:
- Promoção e divulgação das atividades do Cluster e dos seus membros junto da sociedade portuguesa.
- Apoio na criação de painéis consultivos ou de outras estruturas de suporte a uma maior ligação Indústria – Sociedade e ao desenvolvimento de iniciativas conjuntas.
- Acompanhamento, dinamização e participação ativa em programas de envolvimento entre os complexos industriais e as comunidades locais em que se integram, em articulação com PACOPAR (Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável de Estarreja) e COMSINES (Associação COMSINES – Conselho das Comunidades de Sines).
Principais projetos:
Em curso:
- Estudo de Representações Sociais das Indústrias do Cluster, sob a visão das Comunidades Envolventes (Estarreja e Sines), em articulação com PACOPAR e COMSINES.
- Apoio a suportes de comunicação e divulgação das atividades desenvolvidas por PACOPAR e COMSINES.
- Desenvolvimento / atualização dos suportes de comunicação do Cluster APQuímica.
Terminado:
- Apoio à criação e fase de arranque dos trabalhos da Associação COMSINES – Conselho das Comunidades de Sines (AIPQR).