O Programa de Atuação Responsável® materializa-se num conjunto de códigos, guias e listas de boas práticas, que incidem sobre os seguintes 7 domínios:
Promoção do planeamento da Resposta a Emergências, incluindo programas que visem a comunidade fora da unidade fabril e um diálogo continuado entre os gestores da fábrica, os trabalhadores, aqueles que estão envolvidos na resposta a emergências e o público.
Coordenação e verificação anual dos planos de emergência e planos de ajuda para apoio à comunidade na recuperação de incidentes de foro ambiental, de saúde e de segurança.
Redução dos riscos associados ao transporte, manipulação de substâncias químicas nas operações de armazenamento, transferências e reembalagem, a que os trabalhadores, o ambiente e o público possam ser expostos, com avaliação regular dos riscos de distribuição e das metodologias para minimizar tais riscos. Revisão do desempenho dos trabalhadores, distribuidores, transportadores e subcontratados, por forma, a cumprirem com os requisitos expressos no Código de práticas de Gestão.
Proteção e promoção da saúde e segurança das pessoas que trabalham ou visitam as instalações da empresa, através do estabelecimento de programas de saúde e segurança, da identificação e avaliação dos perigos; da prevenção e minimização de condições e ações inseguras e da adopção diária de práticas seguras no trabalho.
Redução progressiva e sustentada, da emissão de poluentes para o meio ambiente, da quantidade de resíduos e desperdícios gerados e promoção da gestão adequada dos que são produzidos.
Os meios de prevenção de incêndios, de explosões e de perdas acidentais de substâncias químicas, deverão estar presentes em todos os projetos de novas unidades ou alteração das existentes, devendo estes, ser devidamente documentados segundo as boas práticas de engenharia de construção, de operação e de manutenção, assim como deverão prever um conjunto de programas de inspeções periódicas de conformidade.
Paralelamente deverão prever-se programas adequados de implementação e revisão de sistemas de retenção/impermeabilização para proteção secundária para limitação de eventuais derrames e formação de todos os trabalhadores incluindo os subcontratados em segurança operacional.
A saúde, a segurança e a proteção do ambiente são partes integrantes da definição e conceção, produção, distribuição, utilização, reciclagem e deposição dos produtos, ao longo de toda a sua cadeia de valor. A sua prossecução exige a envolvência de todos os segmentos da empresa, passando nomeadamente, pela investigação, pelo desenvolvimento, pela produção, pela distribuição e marketing, bem como pelas atividades de clientes, de fornecedores, de distribuidores e de todos os subcontratados.
As empresas Atuação Responsável®, desenvolvem com os seus colaboradores, fornecedores e clientes as melhores práticas económicas tendo o cuidado de o fazer observando também as melhores condutas sociais.