Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

No âmbito do programa “European Responsible Care” houve algumas alterações no que respeita à avaliação qualitativa que as empresas devem fazer anualmente. Como vos demos nota anteriormente, foi lançada uma plataforma “self-assessment webtool” para que as empresas pertencentes ao programa possam fazer a sua autoavaliação, no que respeita à implementação das diretrizes da Atuação Responsável. Esta plataforma foi traduzida para português e alguns dos associados APQuímica participaram na fase de testes, que decorreu no ano passado, para sugestão de melhorias. 

 

Neste momento esta plataforma RC Self-assessment Webtool já se encontra em pleno funcionamento.

 

Trata-se de uma plataforma online, de fácil acesso e muito intuitiva, com 101 questões de escolha múltipla em que cada questão apresenta quatro respostas que refletem o nível de maturidade em que as empresas se encontram, respostas vinculadas aos padrões internacionais de auditorias. As questões apresentadas no “Self-assessment Webtool” envolvem toda a hierarquia das empresas, com o objetivo de sensibilizar todos os colaboradores para os princípios da Atuação Responsável.

 

Nesta ferramenta, existe também a possibilidade de introduzir referência às Normas Internacionais que cada empresa possui implementadas, de modo a eliminar algumas das questões e tornar ainda mais simples o seu preenchimento. A utilização desta ferramenta permite que as empresas identifiquem de uma forma mais sistemática o seu nível de desempenho atual em cada um dos pilares da Atuação Responsável e quais as áreas onde poderão investir para obter melhorias. Também é possível fazer uma análise de desempenho (benchmark) por comparação com outras empresas (por ex. do mesmo setor) tudo sem sair da plataforma.

 

Num webinar de organização conjunta APQuímica - Cefic, esta ferramenta foi apresentada no passado dia 24 de março, pelo CEFIC nomeadamente pela Dr.ª Giulia Cassole responsável pelo programa, aos associados da APQuímica. 

 

Previamente à demonstração da ferramenta, a APQuímica deu a conhecer o programa Responsible Care aos Associados que não pertencem ao mesmo onde foi possível enquadrar o objetivo do “self-assessment webtool”

 

Para consultar informação adicional sobre o Programa Atuação Responsável clique em: