Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

A CIP (Confederação Empresarial de Portugal) está a desenvolver, em parceria com a EY-Parthenon e com todas as entidades suas associadas, o Projeto E+C - Economia Mais Circular, no qual a APQuímica está fortemente envolvida desde a sua fase de desenho inicial.

 

Reconhecendo a crescente importância da Economia Circular para o presente e futuro das empresas, a CIP juntamente com as entidades suas associadas, e no âmbito deste projeto, está neste momento a promover o Ciclo de Webinares Empresas + Circulares, com o objetivo de informar, sensibilizar e debater o tema da Economia Circular, e promover uma maior implementação de modelos de circularidade nas empresas portuguesas dos diversos setores.

 

Neste enquadramento, a APQuímica e a CIP, com a colaboração da EY, organizaram o Webinar "Empresas mais Circulares - O Contributo da Química de Base para a Circularidade" no dia 22 de junho. 

 

Podem assistir a este webinar no vídeo abaixo: 

 

Informação sobre os restantes webinares setoriais agendados no âmbito deste Projeto E+C - Ciclo de Webinares Empresas + Circulares está disponível aqui.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Também no âmbito do Projeto E+C - Economia + Circular foi desenvolvido um inquérito de avaliação geral da realidade do tecido empresarial em Portugal em matéria de Economia Circular, que tem por objetivo ajudar a compreender a integração de conceitos de circularidade na tomada de decisões estratégicas no tecido empresarial português, assim como o grau de implementação de iniciativas e modelos de circularidade no seu funcionamento e as barreiras associadas.

 

Agradecemos às empresas que já participaram e incentivamos as restantes a poder também responder a este inquérito com vista a uma maior representatividade e robustez da informação a trabalhar no projeto.

 

A resposta a este inquérito não deverá exigir mais do que 15 a 20 minutos. As respostas têm natureza confidencial e os resultados serão apresentados de forma agregada. A data limite de resposta a este inquérito foi alargada até dia 30 de junho de 2021. Para qualquer dúvida ou necessidade de apoio, poderá ser contactado João Machado Fernandes, da EY, através do email Joao.Machado.Fernandes@pt.ey.com.

    

     

   

O Programa e Apresentações feitas no Webinar "Empresas mais Circulares - O Contributo da Química de Base para a Circularidade" podem ser consultados abaixo.

 

Para informações adicionais contactar:  info@apquimica.pt.


Programa - Webinar "Empresas + Circulares - O Contributo da Química de Base para a Circularidade"

ver ficheiro

Apresentação do Projeto E+C - Economia mais Circular - Sílvia Machado (CIP)

ver ficheiro

Metodologias de Medição da Circularidade - Bernardo Augusto (EY Parthenon)

ver ficheiro

Boas Práticas e Projetos de Economia Circular - Nuno Matos (Eco-Oil)

ver ficheiro

Boas Práticas e Projetos de Economia Circular - Nuno Coelho (A4F / HyChem)

ver ficheiro

Boas Práticas e Projetos de Economia Circular - Sandra da Silva (Dow Portugal)

ver ficheiro

Apoios disponíveis para ações de Economia Circular - Pedro Cilínio (IAPMEI)

ver ficheiro