Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal deu início recentemente a um novo projeto na área da Economia Circular – Projeto "E+C – Economia mais Circular".

 

Este projeto, que terá uma duração de cerca de 12 meses, será liderado pela CIP e desenvolvido em parceria com a consultora EY-Parthenon, e conta com o envolvimento próximo e participação de várias Associações Setoriais, nomeadamente a APQuímica.

 

O lançamento deste novo projeto decorreu a 18 de Fevereiro de 2021 através de uma Conferência digital sob o tema: Por uma Europa Verde – o contributo das empresas portuguesas.

 

Este projeto integra os seguintes objetivos principais:

 

  • a realização de um diagnóstico atualizado sobre as barreiras ao aprofundamento da Economia Circular nas empresas em Portugal, de forma a promover que essas mesmas barreiras possam vir a ser ultrapassadas;

 

  • a aplicação da ferramenta Circulytics, desenvolvida pela Fundação Ellen MacArthur, a um grupo de empresas, visando demonstrar a nível nacional a capacidade da ferramenta na identificação de oportunidades de progressão em matéria de circularidade.

 

Assim, e além de fazer um levantamento do estado da arte da Economia Circular nas empresas em Portugal – identificando as boas práticas já adotadas e os projetos em curso – o projeto E+C procurará também estimular a adoção de uma metodologia de medição da circularidade nas empresas portuguesas, amplamente testada a nível internacional.

 

É também objetivo que este projeto seja levado a cabo em forte articulação e colaboração com as autoridades públicas nacionais e com a sociedade civil portuguesa.

 

A APQuímica encontra-se fortemente envolvida desde a fase de desenho inicial deste projeto e continuará a dar nota aos Associados dos próximos passos e tarefas no âmbito deste projeto que, a breve prazo, irá envolver de forma mais direta as empresas interessadas.

 

Informação adicional:

 

 

 

  • Transmissão da Conferência de lançamento do projeto: