Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

No passado dia 26.07.2022, os 20 Clusters de Competitividade reconhecidos pelo IAPMEI, e entre estes a APQuímica enquanto entidade gestora do Cluster de Competitividade da Petroquímica, Química Industrial e Refinação, reuniram, no salão nobre do IAPMEI, no Campus do Lumiar, com o Secretário de Estado da Economia, IAPMEI e COMPETE2020 para debater o futuro da política de Clusters num quadro de forte transformação estrutural da economia nacional, europeia e mundial.

 

Estiveram em discussão os desafios e o potencial papel dos Clusters numa fase de forte transformação associada a movimentos de reindustrialização, transição verde e digital, que acontecem num momento de crise energética e de matérias-primas decorrentes da guerra na Ucrânia. Com um número crescente de novos projetos industriais em áreas com forte potencial transformador, muitos dos quais com uma forte participação dos Clusters (p.ex. no quadro das Agendas PRR), foram ainda discutidos temas associados com a atração e retenção dos recursos humanos necessários à sua implementação, bem como com o alinhamento entre necessidades e ofertas de formação e medidas de política pública que possam suportar o desenvolvimento de novos perfis de competências.

 

Tendo sido reconhecido o papel fundamental dos Clusters na agregação e mobilização dos principais setores chave da economia portuguesa para estes processos, bem como na promoção de dinâmicas de I&D e inovação assentes na ligação entre setores e entre academia e empresas, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Portugal 2030 foram assumidos enquanto oportunidades para garantir o alinhamento dos Clusters e da sua atuação com as atuais prioridades.  

 

Na sequência desta reunião, serão realizadas já a curto-prazo novas reuniões com os Clusters, quer em formato individual, quer em formato conjunto (rede PT Clusters) para a discussão de detalhe destes temas.