Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

A convite da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, a APQuímica integrou o Grupo de Stakeholders do projeto “EmaPriCe – Estudo de Matérias-Primas Críticas e Estratégicas e Economia Circular em Portugal”.

 

Financiado pelo Fundo Ambiental, este projeto promovido pela APA e, na sua vertente técnica, pelo LNEG, pretende mapear oportunidades de implementação de estratégias de Economia Circular, a fim de evitar que Matérias-Primas Críticas para o tecido industrial português se transformem em resíduos, identificando ainda opções da substituição destas por matérias-primas não críticas.

 

Este trabalho, que se prevê vir a terminar no final de 2022, está fortemente alinhado com o trabalho desenvolvido pela Comissão Europeia/DG GROW no quadro do Industrial Forum para desenhar medidas que permitam reforçar a autosuficiência europeia em matérias-primas críticas para cadeias de valor fundamentais para acelerar a transformação e reforçar a competitividade da economia europeia, como é o caso, p.ex. do hidrogénio verde e das baterias para veículos elétricos.

 

A APQuímica irá continuar a participar neste Grupo de Stakeholders e a acompanhar esta temática considerando o forte envolvimento e o papel chave desempenhado por vários dos seus associados (empresas industriais, portos, universidades e outras entidades de ciência e tecnologia) nestes processos de transformação, quer enquanto promotores de novos projetos industriais nestas áreas emergentes, quer enquanto parceiros chave de novos projetos de inovação em curso nas áreas da economia circular e simbiose industrial.

 

Mais informação:

 

https://emaprice.lneg.pt/