Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

Os Programas Mobilizadores são projetos estratégicos de I&D que visam a criação de novos produtos, processos ou serviços com elevado conteúdo tecnológico e de inovação, que contribuem para a cadeia de valor dos mesmos e se configuram como focos dinamizadores de capacidades e competências científicas e tecnológicas, induzindo impactos significativos a nível multissectorial, nomeadamente permitindo a endogeneização e exploração das tecnologias desenvolvidas.

 

Pela sua transversalidade e abrangência das competências envolvidas, os projetos Mobilizadores são desagregados em subprojectos, que em conjunto contribuem para a realização de um objetivo global.

 

A APQuímica e alguns dos seus Associados participaram no último ciclo de candidaturas a Programas Mobilizadores no âmbito do programa “Move2lowC”, tendo a candidatura sido aprovada no presente mês de julho.

 

Fortemente alinhado com os processos de descarbonização em curso na UE e em Portugal, o programa “Move2lowC” tem como foco a produção de biocombustíveis e combustíveis renováveis para os setores do transporte aéreo e rodoviário pesado de mercadorias e passageiros. Integra 4 subprojetos (PPS) que visam o desenvolvimento de processos de produção de biocombustíveis a partir de microalgas, biomassa residual, biometano, CO2 e hidrogénio.

 

Num dos primeiros esforços efetivos de colaboração entre Laboratórios Colaborativos (CoLabs) e Clusters de Competitividade, o programa “Move2lowC” induziu uma nova dinâmica coletiva através da agregação de esforços cooperativos entre o Colab BIOREF e o Cluster de Competitividade da Petroquímica, Química Industrial e Refinação gerido pela APQuímica, o que permite reforçar de forma significativa o efeito mobilizador e as externalidades positivas do Programa.

 

Inserido num consórcio de 18 promotores, este projeto conta, para além da APQuímica, com a participação de vários dos seus associados: Algafuel (enquanto líder do consórcio), BioDouroGás, Biotrend, Galp Energia/Petrogal, Solvay, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa.