APQuímica Logtipo

Em janeiro de 2023, a Comissão Europeia (CE) publicou o documento Transition Pathway for the Chemical Industry – um plano de ação desenvolvido em parceria pelos serviços da Comissão Europeia, pelos Estados Membros UE, por stakeholders da indústria química, associações ambientais e outras entidades relevantes.

 

A APQuímica esteve fortemente envolvida no desenho deste “Transition Pathway”: no plano europeu, em articulação com o CEFIC e com a CE/DG GROW; no plano nacional, em articulação com a DGAE/Ministério da Economia, que lidera este esforço do lado português.

 

O “Transition Pathway” para a Indústria Química identifica o conjunto de ações e condições necessárias para uma transição verde, com o objetivo de permitir ao setor atingir a neutralidade carbónica em 2050, e simultaneamente reforçar a sua resiliência e competitividade, em linha com a nova Estratégia Industrial da União Europeia e mais recentemente com o Green Deal Industrial Plan, apresentado publicamente a 1.02.2023.

 

O “Transition Pathway” para a Indústria Química é o reconhecimento do papel central que o Setor, o quarto maior na UE, com um posicionamento estratégico na base das principais cadeias de valor da economia europeia e um dos maiores emissores de CO2, representa para a transição verde e digital da Europa.

 

Assente num conjunto de 150 medidas, agrupadas em 26 prioridades transversais, o “Transition Pathway” irá ser implementado de forma articulada ao longo dos próximos 3 anos,com base em compromissos a estabelecer entre a CE, os Estados Membros, a indústria e os restantes stakeholders relevantes.

 

No caso português, a APQuímica irá, em estreita articulação com a DGAE/Ministério da Economia, acompanhar este processo de implementação, o qual terá uma forte ligação com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica da Indústria Química 2050 (RNCIQ 2050) – a recentemente aprovada candidatura da APQuímica à medida C11 do PRR “descarbonização da indústria - roteiros setoriais”.    

 

Para mais informações contactar: info@apquimica.pt

 

Transition Pathway for the Chemical Industry – download aqui