Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

No passado dia 29 de Novembro, foram publicados os resultados da avaliação das candidaturas submetidas ao “Convite à Manifestação de Interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito das Agendas/Alianças para a Inovação Empresarial”, lançado pelo Governo Português a 2 de julho, enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência português (PRR).

 

Tal como divulgado pelo IAPMEI e partindo de um total de 144 consórcios analisados pela Comissão de Coordenação das Agendas (CCA), 64 Agendas obtiveram a classificação máxima e foram selecionadas para a fase seguinte. Estas serão convidadas a apresentar propostas finais, de acordo com os termos que vierem a ser definidos em sede de Aviso específico para o efeito.

Merece ainda referência que 37 das propostas analisadas, apesar de consideradas elegíveis, não foram selecionadas dada a sua posição na escala de classificação e o financiamento disponível. O resultado global da análise das candidaturas pode ser consultado aqui.

 

Na mesma data, o IAPMEI disponibilizou informação adicional sobre os vários consórcios que formalizaram a sua candidatura. Num quadro interativo, pode ser visualizada a composição do consórcio, a localização do investimento e uma breve síntese da ideia submetida.

A APQuímica integra 3 dos 144 consórcios que submeteram a sua candidatura, nomeadamente:

 

  • H2Enable, liderado pela Bondalti S.A., que visa desenvolver a capacidade de Portugal produzir e utilizar hidrogénio verde;
  • CVB – Cadeia de Valor das Baterias de Lítio em Portugal, liderado pela Petrogal S.A., cujo objetivo consiste no desenvolvimento da cadeia de valor das baterias de lítio na sua totalidade;
  • R2Water, liderada pela A4F, ALGA FUEL, S.A, que visa o desenvolvimento de meios e tecnologias de reutilização e reciclagem de água industrial, que permitam a utilização das águas residuais dos processos produtivos de múltiplas fileiras económicas nacionais.

 

Destes 3 consórcios, todos inseridos na categoria de Agendas Verdes, foram selecionados 2 consórcios para a segunda fase que irá consistir na submissão de candidaturas a financiamento constituídas por propostas finais.

 

Os Consórcios selecionados para a fase seguinte foram convidados a apresentar publicamente as suas propostas nos dias 2 e 3 de Dezembro, no âmbito do evento “Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial – Propostas para a Economia do Futuro”, realizado no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. O IAPMEI transmitiu o evento no Youtube, onde é possível rever as apresentações do primeiro dia e do segundo dia do evento.

 

Links Adicionais:

 

Notícia IAPMEI 29.11.2021

Informação adicional sobre as Agendas Mobilizadoras (IAPMEI)

Notícia APQuímica 11.10.2021

 

Informações adicionais: info@apquimica.pt