ACEITO
APQuímica Logtipo

A 18 de junho do presente ano foi realizada, em formato online, a Assembleia Geral da APQuímica.

Imediatamente antes da AG, foi realizada uma sessão prévia online, com a presença do Diretor Geral do Cefic, Marco Mensink, que partilhou as últimas evoluções a nível europeu com impacto sobre o setor químico – dos efeitos e da resposta do setor à pandemia COVID19 nos diferentes países da EU, aos próximos passos e prioridades da União Europeia para a fase pós-COVID19.

Marco Mensink fez referência ao plano de recuperação da UE, à nova estratégia industrial Europeia e à renovação da indústria (incluindo a transição energética e a descarbonização), na perspetiva do setor químico. Foi também discutido o Green Deal Europeu e as suas linhas de ação nos próximos meses.

De seguida, o Presidente da mesa da Assembleia Geral da APQuímica, deu início à discussão da Ordem de trabalhos proposta.

O ano de 2019 foi o primeiro ano completo após o fecho do processo de fusão entre a APEQ e a AIPQR. Durante todo o ano e, de forma mais acentuada, no seu último trimestre, registaram-se evoluções aceleradas em várias áreas fundamentais da atividade da APQuímica.

Foi ainda o ano em que se concretizou, a seu pedido, com efeitos a partir de janeiro de 2020, a saída de funções do Eng.º Luís Araújo, após quase 7 anos enquanto Diretor Geral da APQuímica tendo deixado um trabalho fundamental para o trabalho da Associação.

Depois de analisados e discutidos todos os pontos da ordem de trabalhos, a Assembleia deliberou, por unanimidade, aprovar todos os documentos apresentados a votação.