Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

No passado dia 28 de setembro de 2020, o Primeiro-Ministro António Costa esteve reunido com a Presidente da Comissão Europeia a fim de apresentar os planos de recuperação e resiliência de Portugal. Nesta conferência o Primeiro-Ministro António Costa declarou que Portugal e todos os Estados-Membros da União Europeia têm «uma enorme responsabilidade de corresponder ao esforço da Comissão Europeia que foi capaz de organizar de forma inédita a capacidade de resposta da Europa para a crise sanitária e económica provocada pela pandemia de Covid-19.

 

Ursula Von der Leyen afirmou que “O NextGenerationEU permite à Comissão mobilizar 750 mil milhões de euros hoje para investir num futuro mais forte amanhã. É uma necessidade urgente e excecional para uma situação urgente e excecional. Precisamos de reparar o nosso tecido social (…) precisamos de proteger o nosso mercado único que traz tantos benefícios para este país e para todos os outros Estados-Membros. E, enquanto o fazemos, temos de avançar rapidamente para um futuro justo, ecológico, digital e resiliente. Sei que estas vão ser prioridades do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal — e são certamente prioridades para o NextGenerationEU.

E, mais uma vez, Portugal não só está bem posicionado para tirar o máximo partido do NextGenerationEU mas pode ser um modelo para outros.”

 

Assim António Costa acrescentou que “Cada Estado-Membro tem agora uma enorme responsabilidade para desenvolver um Plano de Recuperação e Resiliência”, sublinhando também o esforço conjunto de todos os Estados “no apoio ao desenvolvimento e aquisição conjunta das vacinas, que é uma condição fundamental para ultrapassar esta crise”.

 

Para mais informações:

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=portugal-tem-enorme-responsabilidade-de-corresponder-ao-esforco-da-comissao-europeia

https://ec.europa.eu/portugal/news/statement-president-ursula-von-der-leyen-presentation-recovery-resilience-plan-lisbon_pt