Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

APQuímica publica, em parceria com a EY-Parthenon, “A Indústria Química em Portugal – uma perspetiva sobre a realidade pre-COVID19”

 

A APQuímica iniciou, ainda em 2019, com o apoio da EY-Parthenon, um trabalho de fundo com o objetivo de estudar os mercados nacionais e internacionais de especialidades químicas (Estudo de Especialidades). O trabalho realizado, atualmente na sua terceira fase, insere-se no âmbito do Pacto para a Competitividade e Internacionalização assinado pela APQuímica, enquanto gestora do Cluster de Competitividade, e o Ministério da Economia.

 

Partindo de um diagnóstico inicial do setor, esta iniciativa identificou um conjunto de opções estratégicas relevantes que, a ser implementadas pelos membros do Cluster ao longo das várias cadeias de valor em que atuam, lhes permitiriam reforçar a sua competitividade e o seu contributo para a economia nacional, nomeadamente através do aumento da competitividade dos estádios iniciais das cadeias de valor (produtos base e intermédios), da substituição de importações e do reforço da presença dos membros do Cluster em mercados de especialidades químicas de alto valor acrescentado.

 

A crise pandémica COVID19 veio reforçar a relevância e forte urgência na implementação das conclusões deste processo, num contexto de regresso da indústria à UE e de desenho e apresentação à Comissão Europeia, até Janeiro de 2021, da versão final do Plano de Recuperação Português 2020-2030 – ambos assumidos como uma janela de oportunidade única para Portugal e para a sua Indústria Química reforçarem o seu posicionamento competitivo.

 

O documento agora publicado (“A Indústria Química em Portugal – uma perspetiva sobre a realidade pre-COVID19”) representa primeiro passo neste processo - o diagnóstico inicial, que suportou este esforço.

 

Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido e em curso na área das Cadeias de Valor e Especialidades Químicas: info@apquimica.pt ou consulte o ficheiro aqui.