APQuímica Logtipo

 

O Porto de Leixões encontra-se a preparar mais uma operação logística de embarque de cerca de 2000 viaturas Volkswagen, provenientes da Autoeuropa, com destino a Emden, na Alemanha, à semelhança dos dois anteriores embarques, realizados no início de 2023.

 

Esta operação logística está a ser realizada com recurso ao navio de carga Ro-Ro, SIEM ARISTOTLE, considerado um dos maiores navios do mundo de transporte de automóveis e camiões, movido a gás natural liquefeito (GNL), o que permite a redução das emissões de dióxido de carbono do navio em até 25%, as emissões de óxido de azoto em até 30%, as partículas em até 60% e as emissões de óxido de enxofre em até 100%, de acordo com o armador.

 

Construído em 2020, para a frota da Siem Car Carriers, o SIEM ARISTOTLE, com 200 metros de comprimento, 38 metros de largura e um calado máximo de 10 metros, é gerido pela Siem Ship Management, com sede em Gdynia, na Polónia.

 

Esta operação de embarque, está a cargo do operador portuário TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões, juntamente com a Navex – Empresa Portuguesa de Navegação.