APQuímica Logtipo

Ficou concluído, hoje, dia 16 de maio de 2023, o primeiro concurso de compra agregada de Gas Natural (GN) a nível europeu, com uma procura agregada de cerca de 11,6 biliões de metros cúbicos de gás e ofertas para fornecer mais de 13,4 biliões de metros cúbicos de gás. Foi realizado o casamento (“matching”) procura-oferta para de cerca de 10,9 biliões de metros cúbicos de gás, estando neste momento as entidades envolvidas no processo a iniciar a fase de negociações dos respetivos contratos de compra/fornecimento de gás. O concurso cobriu 18 dos 21 pontos de entrega virtual de gás, com cobertura da larga maioria do território europeu. Os terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL) representaram 20% do volume total desse “matching”, com os restantes 80% a corresponder a pontos de entrega em pipeline via “virtual trading poits”.

 

Esta é uma das medidas previstas no âmbito da iniciativa RePowerEU com o objetivo de reforçar a autonomia energética da EU e a diversificação de fornecimento de GN a preços competitivos, para dar resposta a potenciais futuras subidas de preço, em particular no próximo inverno.

 

Por indicação do Ministério da Economia/DGAE, a APQuímica foi convidada pela Comissão Europeia (DG GROW/DG ENER) a integrar um dos grupos de discussão com a indústria europeia, que foram criados para a discussão do modelo e das regras deste novo mecanismo, tendo participado nas reuniões de discussão realizadas, para algumas das quais mobilizou igualmente as empresas industriais suas associadas mais intensivas em consumos de GN.  

 

A APQuímica irá continuar a acompanhar este processo, mobilizando os seus membros para a participação no mesmo. Para o início do mês de junho de 2023 estão previstas novas reuniões da Comissão Europeia e dos seus consultores para este processo (PRISMA), com a indústria, para realização do balanço do concurso e identificação de aspetos de melhoria.

 

Mais informação disponível em:

 

EU Energy Platform (europa.eu)

AggregateEU – questions and answers (europa.eu)

 

Ou através do contacto direto com a APQuímica através do email info@apquimica.pt

 

O conteúdo da Conferência de Imprensa CE de apresentação de resultados do primeiro concurso europeu de compra conjunta de GN está acessível aqui.