APQuímica Logtipo

No passado dia 30 de outubro comemoraram-se na Refinaria de Sines os 15 anos do Programa Doutoral e de Formação Avançada EngIQ (www.eng-iq.pt), num evento co-organizado pela APQuímica, pela Direção do EngIQ e pela GALP, enquanto empresa anfitriã.

 

O evento “15 anos EngIQ” pretendeu destacar e celebrar uma ligação Academia-Indústria, única em Portugal, com mais de década e meia, projetando-a para o futuro, num momento de forte transformação da Indústria Química em Portugal, na Europa e no mundo, com vários novos projetos industriais com uma forte componente de inovação a surgir, liderados pelo setor (ex. hidrogénio verde, cadeia de valor de baterias de lítio para veículos elétricos, CCUS e outros projetos na área da economia circular, bioquímica/biotech e novos materiais, etc). Aconteceu deliberadamente em ambiente industrial, e simbolicamente no Complexo de Sines – novamente no epicentro desse movimento de transformação, quase 50 anos após a sua criação na década de 1970.

 

Num evento de dia inteiro, que reuniu a Comunidade EngIQ (mais de 80 doutorados/doutorandos, as 5 maiores escolas de engenharia química do país e as suas unidades de investigação, mais de 15 empresas industriais do setor, entre grandes empresas, PMEs e startups), a parte da manhã foi dedicada a uma visita dos participantes interessados às instalações da Refinaria de Sines, onde tiveram oportunidade de conhecer, na prática, o seu atual modelo de atuação e novos projetos previstos para o site. Durante a parte da tarde, foi ainda visitado o Galp Innovation Lab (Centro de Investigação Prof. Ramôa Ribeiro).

 

Após uma sessão de abertura com intervenções das responsáveis pelas áreas da Refinação e da Inovação da Galp, respetivamente Cristina Cachola e Ana Casaca, do Presidente da APQuímica, Luís Gomes, e dos Professores Fernando Gomes Martins e Sebastião Feyo de Azevedo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, responsáveis atual e passado pela direção académica do EngIQ, foi dada a palavra aos principais protagonistas do EngIQ – estudantes (alumni e atuais), empresas e universidades.

 

Em duas sessões complementares, ouviram-se testemunhos, partilharam-se experiências e discutiram-se perspetivas de evolução, com o objetivo de projetar para o futuro o Programa EngIQ, unanimemente considerado, por todos os participantes no evento, um caso de sucesso, que importa preservar e reforçar e a que importa dar continuidade por, pelo menos, outros 15 anos.

 

 

Sobre o EngIQ:

Atualmente na sua 16ª edição, o EngIQ – Programa Doutoral e de Formação Avançada em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química (www.eng-iq.pt) assenta numa parceria inovadora entre as 5 maiores escolas de Engenharia Química do país e as suas áreas de I&D (Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra/FCT, Universidade de Lisboa/IST, Universidade Nova de Lisboa/FCT e Universidade do Porto/FEUP) - e as empresas industriais associadas da APQuímica (ex. Galp, Bondalti, EuroResinas/SonaeArauco, A4F, HyChem, Biotrend, Cires, Repsol Polímeros, Hovione, Smallmatek).

 

Com os temas de doutoramento a serem propostos pelas empresas (“demand-driven”) e maioritariamente desenvolvidos em ambiente industrial, o EngIQ registou ao longo dos seus 15 anos de funcionamento uma taxa de empregabilidade próxima dos 100%, sendo um case-study português reconhecido a nível europeu de ligação entre academia e indústria, de transferência de conhecimento e de inserção de doutorados no tecido empresarial.

 

É atualmente desenvolvido ao abrigo de um protocolo celebrado entre a APQuímica e a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

Mais informações:

“1-Pager” EngIQ

Website evento “15 anos EngIQ”

Press Release evento "15 anos EngIQ" 

www.eng-iq.pt | info@eng-iq.pt