Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

No seguimento da recente consulta pública da Comissão Europeia do “roadmap”) para o desenvolvimento de uma nova Estratégia Europeia para o Hidrogénio - “A EU hydrogen strategy”, também a nível nacional está a decorrer a consulta pública relativamente à "Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2)", consulta que irá estar aberta até 06 de julho.

 

Dada a importância do que possa vir a ficar definido nesta "Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2)”, a APQuímica incentivou os seus Associados a analisar a informação disponível e a participarem na mesma. 

 

Esta consulta está disponível aqui.

 

A EN-H2 tem como objetivo principal introduzir um elemento de incentivo e estabilidade para o setor energético, promovendo a introdução gradual do hidrogénio enquanto pilar sustentável e integrado numa estratégia mais abrangente de transição para uma economia descarbonizada. Um dos exemplos desta aposta é o projeto de Sines, que constitui uma importante oportunidade estratégica para o País.

 

Neste enquadramento, o projeto de hidrogénio verde em Sines apresenta potencial para constituir ou integrar um Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI).

 

Importa ter presente que a Comissão Europeia pode considerar elegível, para reconhecimento como IPCEI, um grupo de projetos únicos inseridos numa estrutura comum, ou num programa que vise os mesmos objetivos, contribuindo para a complementaridade e realização de um objetivo importante europeu.

 

Considerando-se vantajoso complementar e reforçar a cadeia de valor integrada, é dada a oportunidade de participação de projetos no setor do hidrogénio, desde que garantida a coerência estratégica nacional e europeia neste domínio.

 

Com este Convite à manifestação de interesse, as autoridades portuguesas adotam uma postura proativa visando a melhor participação no futuro IPCEI Hidrogénio.

 

As empresas interessadas devem enviar as suas propostas de projetos no formato pré-definido «Ficha de projeto» até 17 de julho de 2020.

 

Informação adicional disponível aqui.