Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

O mês de maio trouxe-nos muitas novidades na Química Europeia.

 

No REACH, foram publicados novos pareceres dos Comités de Avaliação de Riscos e Análise Socioeconómica sobre pedidos de autorizações de substâncias. Foi também disponibilizado, pela ECHA, um novo documento de conclusão de avaliação de substâncias. Vai também acontecer, um webinar sobre os requisitos para o uso de QSARs (Quantitative structure-activity relationships, relações de estrutura-atividade) para adaptar informações padrão nos registos REACH.

 

No CLP, vai ser realizada uma sessão de informações de introdução ao guia prático” Como enviar dossiers CLH”, que dá conselhos aos subsectores de dossier sobre o que verificar antes de enviar os dossiers CLH. Muito importante também neste capítulo é a notificação aos centros antivenenos. É possível encontrar mais informações sobre as obrigações de como notificar a partir da secção de suporte do site de centros antivenenos da ECHA.

 

No capítulo dos biocidas, foram publicados alguns conselhos técnicos de equivalência, nomeadamente, a Comissão publicou regulamentos de aplicação de cloro ativo libertado do ácido hipocloroso como substância ativa biocida para os tipos de produtos 1, 2, 3, 4 e 5. Queremos também chamar a vossa atenção para os co-formulantes de biocidas. As autoridades competentes dos biocidas concordaram com um caminho prático para avaliar as propriedades endócrinas de substâncias não ativas (conhecidas como "co-formulantes") contidas nos produtos biocidas. A abordagem acordada é que a avaliação pode ser baseada no escrutínio realizado sob a Estratégia Regulatória Integrada da ECHA.

 

O capítulo das informações também nos traz novidades muito importantes. Podem encontrar novas informações sobre publicações de documentos no JOUE, Revisão dos Regulamentos REACH e CLP.

 

Podem ainda encontrar outros temas muito relevantes desta temática, consultando a carta REACH na integra, aqui.