Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

Apesar do período de férias a decorrer, a carta REACH traz-nos mais novidades a todos os níveis.

 

Em termos gerais, no que respeita às informações, chamamos a vossa atenção para a substituição do bisfenol no papel térmico, bem como para as intervenções apresentadas durante o webinar sobre a diretriz da ECHA. Ainda no âmbito das informações, a substituição de produtos químicos nocivos por alternativas mais seguras e tecnologias mais ecológicas, a decisão de execução (UE) 2020/1047 da Comissão e também a nova versão do IUCLID, que foi implementada nos serviços da ECHA, são alguns dos temas que destacamos.

 

No REACH, um estudo sobre espumas de combate a incêndio apresenta informações sobre os usos e riscos das espumas. Não menos importante é a consulta sobre os projetos de pareceres da SEAC e dos comités sobre pedidos de autorização.

 

Foi também lançado um relatório de investigação no âmbito do REACH sobre o chumbo em artigos de consumo. A ECHA lançou também o resumo do último relatório sobre alternativas aos testes em animais, o qual está disponível em 23 línguas da UE.

 

Quanto ao CLP, queremos que tenham atenção às ferramentas IT para a notificação aos centros antivenenos, às novas propostas e consultas para harmonizar a classificação e rotulagem e a algumas alterações na categorização de produtos a serem notificados aos centros antivenenos.

 

Os nanomateriais também sofreram algumas alterações nomeadamente nos novos requisitos para a ficha de dados de segurança (FDS). Foi lançado um projeto de orientação da EFSA para o estabelecimento de nanopartículas em produtos para a alimentação animal e humana. Quanto à avaliação dos riscos ligados ao nanomateriais, a OCDE publicou dois documentos de orientação para o teste de nanomateriais fabricados.

 

Para consultar a carta REACH clique aqui.