Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

Depois de nos meses de junho e julho se ter verificado um crescimento do número de casos diários de COVI19 detetados, embora com cadeias de contágio mais localizadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, o mês de agosto registou uma desaceleração geral, sendo o mês com menos casos positivos em relação à quantidade de testes realizada. No entanto, no final do mês, essa tendência de queda começou a inverter, com uma maior subida no número de casos, especialmente na região Norte.

 

A evolução positiva da pandemia em agosto levou vários países a aligeirar, ou mesmo a eliminar, as suas recomendações negativas e restrições às viagens de e para Portugal impostas nos meses anteriores. Foi particularmente relevante o restabelecimento da ponte aérea com o Reino Unido.

 

Agosto foi igualmente o mês em que foram levantadas algumas das restrições mais pesadas impostas em áreas da região de Lisboa, que ainda assim permaneceu em Estado de Contingência – o nível acima do Estado de Alerta, em vigor no resto do território nacional.

 

No entanto, com o aumento do número de casos um pouco por toda a Europa (de forma mais acentuada em Espanha e França) no final do mês e o receio que este crescimento generalizado possa ser o sinal de uma 2ª vaga da epidemia, a 27 de agosto, o Governo Português decretou o regresso de todo o território a um Estado de Contingência a partir de 15 de setembro, como forma de preparar o combate à pandemia durante o outono. 

 

Na mesma linha de preparação do regresso ao Estado de Contingência, a APQuímica irá promover em setembro uma nova reunião do seu grupo de Segurança, Saúde e Ambiente (GSSA) com o objetivo de partilhar, entre os Associados, algumas das melhores práticas e experiências que as empresas já introduziram ou estão a equacionar vir a implementar nesta nova fase, para contribuir para o reforço dos níveis de preparação e resposta do Setor a um possível novo momento de crescimento da epidemia em Portugal.

 

Para mais informação clique aqui.