A APQuímica realizou, no passado dia 3 de julho de 2024, o evento de lançamento do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica da Indústria Química Portuguesa 2050” (RNCIQ PT 2050).
Desenvolvido pela APQuímica e pelos seus associados, com financiamento PRR, e apoio técnico da consultora EY, o RNCIQ PT 2050 pretende identificar, discutir e criar as bases para a execução dos diferentes cenários de descarbonização do Setor da Química, Petroquímica e Refinação, mapeando igualmente os domínios em que o Setor poderá ter um papel relevante no apoio ao processo de descarbonização de outras Indústrias. O Roteiro enquadrará os projetos de transição energética atualmente em curso e iniciativas futuras neste domínio, com o objetivo de maximizar economias de escala e sinergias, facilitando a colaboração com outros setores e com os vários Stakeholders públicos e privados relevantes para a sua execução (incl. academia, autoridades públicas, etc).
Mais informações sobre o RNCIQ PT 2050 e as suas componentes poderão ser consultadas AQUI.
A HYCHEM – Química Sustentável, empresa associada da APQuímica, foi a anfitriã do evento, que decorreu em ambiente industrial, nas suas instalações na Póvoa de Santa Iria.
Num evento de dia inteiro, a parte da manhã foi dedicada a uma visita dos participantes interessados ao site industrial da HyChem, onde tiveram oportunidade de conhecer, na prática, o seu modelo de descarbonização e economia circular (hidrogénio, clorato de sódio), em simbiose com a A4F (microalgas - biochem/biotech).
Após um almoço volante, a parte da tarde foi dedicada a uma primeira apresentação e discussão dos trabalhos associados ao desenvolvimento do RNCIQ PT 2050, tendo contado com a participação de mais de 100 convidados, entre empresas industriais do setor e de outros setores parceiros, entidades de ciência e tecnologia, e autoridades e decisores políticos relevantes para a sua implementação. A transmissão streaming do evento contou com mais de 1.000 visualizações, o que permitiu chegar a um público mais alargado.
A Secretária de Estado da Energia, Prof. Doutora Maria João Pereira, realizou a intervenção de encerramento da sessão de abertura do evento, que contou ainda com Marco Mensink, Diretor-Geral do CEFIC – Conselho Europeu da Indústria Química, como um dos principais oradores. As mesas redondas de discussão de desafios e oportunidades para a descarbonização do setor, contaram com a participação de representantes da DGAE, IAPMEI, APA, DGEG e ADENE (perspetiva da política pública) e das seguintes empresas associadas com investimentos / projetos de descarbonização em curso (perspetiva da indústria): Bondalti, Galp, HyChem e Repsol Polímeros.
Mais informações:
- Notícia jornal Público “Indústria Química apresenta roteiro para a descarbonização até 2050” ;
- Apresentação do RNCIQ PT 2050 realizada durante o evento;
- Gravação video/streaming do evento.