APQuímica Logtipo

O Navio da República Portuguesa (NRP) Sagres atracou no domingo, no Porto de Leixões, no âmbito das celebrações do Dia da Marinha, que se comemora, este ano, pela primeira vez, no Porto.

 

Hoje, o navio escola "Sagres" saiu de Leixões, para uma navegação junto à costa, entrando pela barra do Douro (na Foz), cerca das 11h30, com destino ao Cais da Ribeira, no Porto, onde atracou às 12h30. A operação contou com o apoio dos meios marítimos da APDL.

 

O navio escola “Sagres” permanecerá, a partir de quinta-feira, dia 18 de maio, de portas abertas à população.

 

As festividades alusivas ao Dia da Marinha já estão a decorrer. Serão mais de 30 atividades gratuitas para toda a comunidade, com o objetivo de promover a ligação dos portugueses ao mar.

 

Nestas comemorações participam outras embarcações, como a Fragata D. Francisco de Almeida, o Navio Patrulha Oceânico Sines e a Lancha de Fiscalização Rio Minho, que dependendo das marés e do caudal do rio Douro, farão a sua chegada ao Porto até quarta-feira, dia 17, véspera do arranque oficial das celebrações. Os navios vão estar de portas abertas, gratuitamente, para todos os visitantes, de 18 a 21 de maio, das 10 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A entrada será feita nos locais de atracação das embarcações, entre o Cais da Ribeira e a Alfândega.

 

​O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio, em homenagem a Vasco da Gama, que pela primeira vez na história ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, chegando a Calecute, na Índia, em 1498.

 

O Dia da Marinha celebra-se todos os anos numa localidade costeira portuguesa, este ano e pela primeira vez, na Invicta.