APQuímica Logtipo

A Eco-Oil foi notícia na edição de 30 de novembro de 2022 do Jornal “O Setubalense”, através de uma entrevista ao seu CEO, Nuno Matos, motivada pela recente certificação pelo ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) do seu combustível sustentável, comercializado com a marca EcoGreen Power, que se destina à indústria, e permite substituir o combustível fóssil convencional.

 

Transcrevemos alguns excertos desta entrevista, a qual pode ser consultada na íntegra na reportagem do Jornal “O Setubalense”, incluída no final desta notícia.

 

Na entrevista, Nuno Matos explica que a sustentabilidade deste produto [EcoGreen Power] foi certificada pelo ISCC, que validou os processos de produção e a origem das matérias-primas e verificou as emissões de CO2 resultantes da produção, concluindo que o EcoGreen Power é responsável por menos 99,75% de emissões quando comparado com o combustível fóssil alternativo.

 

"A estratégia que definimos aposta na sustentabilidade e incorpora os princípios de Economia Circular, materializados na produção de um combustível de baixo teor de carbono e recorrendo exclusivamente a resíduos. Desta forma, o EcoGreen Power contribui, à sua medida, para a descarbonização da indústria e a transição energética", destaca.

 

A Eco-OiI começou a sua atividade em 2001, com o objetivo exclusivo de tratar as águas contaminadas dos navios que chegavam ao estaleiro da Lisnave para reparação. As águas contaminadas são resíduos perigosos que contêm hidrocarbonetos e, desde a sua fundação, a Eco-OiI suporta a sua estratégia de desenvolvimento na segurança, tanto das pessoas como do ambiente, para garantir a minimização dos impactos ambientais e a promoção de práticas cada vez mais sustentáveis. O crescimento do negócio foi conseguido pela aposta no desenvolvimento do potencial de recuperação e tratamento dos resíduos de hidrocarbonetos, que resultam do processo de tratamento das águas.

 

Com anos de experiência no setor, que fatores considera principais para a afirmação como referência na área onde opera?

 

Enquanto operador de gestão de resíduos perigosos, os principais fatores de afirmação são a Segurança e a Sustentabilidade Ambiental. A Eco-OiI está certificada pelas normas ISO, em qualidade, ambiente e segurança e higiene no trabalho. Além disso, submetemo-nos voluntariamente ao sistema de avaliação da Responsabilidade Social Empresarial elaborado pela EcoVadis, que compara 50 000 empresas de todo o mundo, e alcançámos o percentil 97 – ou seja, a Eco-OiI está muito perto dos 3% das empresas com a melhor classificação.

 

Com uma forte aposta na sustentabilidade ambiental, alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável e um constante investimento na análise dos fatores de risco e na melhoria da segurança da atividade, é possível continuar o percurso de vanguarda e de transformação que a Eco-OiI tem realizado.

 

Quais são as principais preocupações da empresa na relação com o meio ambiente?

 

A descarbonização da economia e a transição energética são as principais preocupações, partilhadas por todos. Com a produção de combustível sustentável, na Eco-Oil contribuímos para a redução de emissões de CO2 e permitimos aos nossos clientes uma aposta na economia circular, utilizando uma energia mais limpa e que não depende dos recursos naturais.

 

A prioridade em termos ambientais está centrada na contínua análise dos riscos da atividade e sua mitigação, procurando introduzir melhorias que contribuam para uma eficiência ainda maior dos processos e da energia consumida.

 

Quais são os objetivos para os próximos anos, a começar por 2023?

 

Para 2023, procuramos desenvolver o potencial da certificação de sustentabilidade do EcoGreen Power, materializado na redução de 99,75% de emissões de CO2. Iremos manter a aposta na colaboração com a Academia, para identificar áreas de desenvolvimento e criação de valor para o negócio.

 

Acompanharemos as tendências associadas ao hidrogénio e, sobretudo, manteremos a aposta nas nossas pessoas: no seu desenvolvimento pessoal e nos complementos remuneratórios, associados ao apoio à educação dos filhos, transporte e saúde.

 

In Jornal “O Setubalense”, edição de 30 de novembro de 2022


Eco-Oil - EcoGreen Power, fuel sustentável_Jornal O Setubalense_30.11.2022

ver ficheiro

 

Informações adicionaisEco-Oil - Tratamento de Águas Contaminadas