Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

Lentamente num primeiro momento, depois em formato de crescimento exponencial, a pandemia COVID-19 é atualmente uma realidade em todo o mundo. O seu impacto, que se prevê duradouro, é muito significativo e é global, atingindo pessoas, a sua saúde, o seu emprego, o seu modo de vida; atingindo empresas, afetando toda a atividade económica de regiões, países, blocos económicos. 

 

Em Portugal, foi decretado a 14 de março de 2020 o Estado de Emergência Nacional e imposto um primeiro conjunto de restrições a que se têm seguido novas medidas,  com o objetivo de tentar conter o surto e assim permitir manter os níveis de resposta do sistema de saúde nacional num cenário de crescentes necessidades de cuidados (“aplanar a curva”). Foi instituída a primeira cerca sanitária no Concelho de Ovar. O Estado de Emergência e cerca sanitária foram prorrogados a 2 de Abril por 15 dias adicionais. Novas medidas foram impostas. A progressão da pandemia tem vindo a desacelerar. 

 

Têm igualmente vindo a ser tomadas, no plano comunitário e nacional, várias medidas de minimização do impacto económico da pandemia COVID-19 sobre pessoas e empresas tentando simultaneamente garantir condições para uma retoma de atividade num momento pós-pandemia.  

 

A resposta ao “maior desafio da vida de todos nós” está a acontecer e tem sido resultado de um esforço de todos, todos os dias. Um esforço coletivo que resulta da soma de um vasto conjunto de iniciativas públicas, privadas, da sociedade civil; de parcerias, de colaboração e de trabalho em rede. É nestes momentos que o trabalho desenvolvido pelas Associações assume também maior relevância. 

 

A APQuímica e os seus associados têm estado, de forma ativa, envolvidos nesse esforço coletivo. 

 

Em ligação estreita com os seus associados, com o Governo e com as várias autoridades públicas nacionais, regionais e locais, com a CIP e com as restantes associações setoriais nacionais, com o CEFIC – Conselho Europeu para a Indústria Química e com a EIGA – Associação Europeia de Gases Industriais no plano comunitário, a APQuímica tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas no âmbito da resposta ao COVID-19, nomeadamente nas seguintes frentes de trabalho: 

  • Definição de setores críticos (incluindo produtos químicos essenciais); 
  • Livre circulação de mercadorias e pessoas (nacional, internacional e acesso a centros de produção e consumo), incluindo Acordos Multilaterais UNECE;
  • Apoio em situações de cercas sanitárias; 
  • Alargamento de prazos de reportes obrigatórios (APA, IMT, ACT, etc); 
  • Prevenção / minimização de ruturas em cadeias de valor relevantes (plano europeu); 
  • Partilha de boas práticas de medidas e guidelines de contenção e mitigação nas empresas; 
  • Gases medicinais; 
  • Desinfetantes / Biocidas. 

 

Para além disso, mantemos aberto um canal de partilha de informação relevante em cada momento (legislação, guidelines nacionais e comunitários, informação RH + apoio jurídico, apoios empresariais, temas REACH/CLP, etc). 

 

Para contactar a APQuímica sobre ações COVID-19 em curso: 

 info@apquimica.pt e +351 213 932 060.