No passado dia 21.09, a APQuímica organizou, em parceria com a Deloitte França, um webinar sobre cenários de descarbonização assentes na cadeia de valor do hidrogénio verde.
Esta iniciativa insere-se nos trabalhos preparatórios do Roteiro para a Neutralidade Carbónica da Indústria Química Portuguesa 2050 (“RNCIQ PT 2050”), que a APQuímica se encontra presentemente a desenvolver, com apoio PRR C11.
Um dos cenários de descarbonização (“transition pathways”) do Setor da Química, Petroquímica e Refinação - e um dos seus principais contributos para a descarbonização de outras indústrias – baseia-se exatamente na produção e consumo de hidrogénio verde, seja enquanto vetor energético (p.ex. na susbtituição ou blending com o gás natural), seja enquanto matéria-prima para a produção de outros produtos, caso p.ex. do amoníaco verde, metanol, efuels, etc.
Este é igualmente o tema de um estudo recentemente lançado a nível mundial pela equipa internacional da Deloitte que se encontra atualmente a trabalhar com o Conselho Europeu da Industria Química (CEFIC) na construção do modelo iC2050 – um modelo quantitativo que simula e testa cenários de neutralidade carbónica para a Indústria Química europeia no horizonte 2050, e que a APQuímica e a EY, no contexto do RNCIQ PT 2050, estão a alavancar e a adaptar ao caso específico do Setor em Portugal.
O Webinar APQuímica / Deloitte, dirigido aos Associados da APQuímica, pretendeu apresentar esse estudo - "Green hydrogen: Energizing the path to net zero" - e discutir as suas principais conclusões com a Indústria Química nacional.
Para saber mais:
- Link para download do Relatório Final e Executive Summary do Estudo “Green Hydrogen: Energizing the path to net zero”: https://www.deloitte.com/global/en/issues/climate/green-hydrogen.html;
- Outras publicações dos mesmos autores, suportadas no modelo quantitativo desenvolvido, com reflexões mais detalhadas sobre eletricidade e hidrogénio (Link 1) e gas natural e hidrogénio (Link 2).