No passado dia 12.02.2026, a APQuímica organizou, em Bruxelas, em parceria com a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (host), o evento “Competitividade e Descarbonização – o Futuro da Indústria Química Portuguesa”.
Um dia depois de ter participado na sessão que juntou mais de 600 representantes da indústria com a Presidente da Comissão Europeia para assinalar os 3 anos da Declaração de Antuérpia e na véspera do encontro informal de chefes de Estado europeus em Alden Biesen para discutir Competitividade na Europa, a APQuímica foi a Bruxelas apresentar e discutir as principais conclusões do Roteiro para a Neutralidade Carbónica da Indústria Química Portuguesa 2050 (RNCIQ PT 2050) e do Estudo de Competitividade APQuímica - duas iniciativas desenvolvidas com o objetivo de dar resposta aos desafios futuros da industria química portuguesa e de reforçar a sua ligação às políticas da UE, suportando a participação ativa da APQuímica nas discussões em curso no plano europeu e nacional.
Num contexto de grande transformação e turbulência geopolítica, com fortes desafios para o setor em Portugal e na Europa, este evento APQuímica – REPER PT vem estreitar o diálogo com as instituições europeias, num momento crítico de implementação do European Chemicals Industry Action Plan.
Com a participação de representantes de várias DGs da Comissão Europeia e outros stakeholders relevantes, contou com keynote speakers da Direção-Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME (DG GROW) e da Direção-Geral da Energia (DG ENER).
Para mais informação: