Um ano após a publicação da Declaração de Antuérpia, 400 líderes empresariais reuniram-se em Antuérpia para debater o recém-publicado Clean Industrial Deal com a Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen. Antecipando a reunião do Conselho Europeu em março, a indústria apela aos Chefes de Estado da UE para que tomem medidas urgentes em todos os Estados-Membros da UE sem mais demora.
O encontro foi promovido pelo CEFIC – Conselho Europeu da Indústria Química, em articulação com associações de outros 25 setores industriais com forte presença na Europa. Estiveram hoje, em Antuérpia, CEOs das principais empresas industriais europeias, entre grandes empresas, PMEs e startups, bem como associações nacionais e europeias dos vários setores representados (entre elas, a APQuímica), e sindicatos.
O encontro surge num momento crítico em que as indústrias europeias estão a enfrentar desafios históricos: procura em declínio, investimentos estagnados, capacidade reduzida e preços do gás na UE 4 a 5 vezes superiores aos dos seus concorrentes. Entre 2023 e 2024, a produção do setor europeu de produção industrial - um setor que emprega mais de 31 milhões de pessoas - caiu mais 2,6%.
No caso da indústria química, um recente estudo promovido pelo Cefic sublinhou a gravidade da situação, com mais de 11 milhões de toneladas de capacidade anunciadas para serem encerradas entre 2023 e 2024, afetando 21 grandes instalações.
Para ultrapassar estes desafios, em fevereiro de 2024, 73 líderes empresariais apresentaram a Declaração de Antuérpia à Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, e ao ex-primeiro-ministro Belga Alexander De Croo. A Declaração de Antuérpia estabelece 10 ações concretas para restabelecer a confiança empresarial, realizar os investimentos necessários às ambições de sustentabilidade da Europa, e ao mesmo tempo para preservar a competitividade da indústria europeia e salvaguardar empregos de qualidade na Europa. A declaração conta atualmente com mais de 1300 signatários.
"Agradecemos à Presidente da Comissão por ter dedicado o seu tempo para se juntar a nós hoje em Antuérpia para apresentar o Clean Industrial Deal, que integra nove dos dez pontos da Declaração de Antuérpia. Precisamos de transformar a ambição da Europa de ‘ser’ numa determinação de ‘fazer’. Todos os dias, a Europa está a ficar para trás em relação aos seus objetivos e a perder empregos de qualidade para as gerações atuais e futuras de trabalhadores. Nos tempos turbulentos em que vivemos, precisamos de uma ação ousada da liderança europeia."
Ilham Kadri, Presidente da ICCA e Cefic, e CEO da Syensqo.
A Indústria Europeia avalia positivamente o lançamento do Clean Industrial Deal, que traz a Indústria e a sua competitividade novamente para o centro das prioridades da política europeia.
No entanto, considerando que o sucesso de uma estratégia, política ou plano depende diretamente do sucesso da sua implementação, a Indústria apela à ação – a uma ação decidida e com caráter de urgência, na qual todas as novas iniciativas da UE sejam avaliadas com base nos seguintes critérios: mantêm a Europa segura e independente, reduzem os preços da energia, aliviam os encargos administrativos das empresas, atraem investimentos para a Europa, criam mercados para produtos sustentáveis e salvaguardam empregos de qualidade na Europa. Se a resposta a qualquer uma destas perguntas for negativa, os responsáveis políticos da UE devem reconsiderar e rever a sua proposta em conformidade.
"Precisamos que a Comissão se concentre e priorize as ações-chave que podem melhorar a situaçãoda Indústria já este ano, colocando todo o poder, ousadia e coragem da Comissão Europeia por trás dessas ações. E nos dê um planeamento realista para as ações restantes. Quando dizemos ações, queremos dizer ação, não estratégias, políticas ou planos. Não deixem pedra sobre pedra e quebrem todos os tabus. Precisamos que a situação mude."
Marco Mensink, Diretor-Geral da Cefic
A Declaração de Antuérpia continua a ser um apelo urgente para revitalizar o cenário industrial da Europa. No atual momento, as indústrias europeias estão prontas para fazer a sua parte e continuar a apoiar os decisores políticos na construção de um futuro competitivo, resiliente e sustentável na Europa, num contexto geopolítico em mudança.
Mais informações:
Clean Industrial Deal (Press Release CE e documentos Associados)