Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

A investigação na área dos microplásticos tem vindo a tornar-se cada vez mais importante, na sequência da crescente preocupação pública e regulatória acerca da presença deste tipo de substâncias no meio ambiente.

 

Atualmente, o conhecimento sobre o transporte e destino dos microplásticos é limitado, o que reduz a possibilidade de realizar avaliações de risco ambiental para as substâncias sob esta forma.

 

Para apoiar o aumento do conhecimento nestas áreas, o Programa “Cefic-LRI” concedeu um apoio financeiro de cerca de 600 mil euros a dois projetos de investigação nesta área:

  • Projeto Nano2Plast, em curso na Universidade de Estocolmo;
  • Projeto METAS, em curso na Universidade de Wageningen (Holanda).

 

O Programa LRI – “Long-Range Research Initiative”, de iniciativa do CEFIC, o Conselho Europeu da Indústria Química, disponibiliza anualmente fundos para suportar iniciativas de investigação científica em várias áreas de interesse para a indústria química e para a sociedade.

 

Desde a sua criação, em 1996, o Programa LRI financiou mais de 200 projetos de investigação, principalmente na Europa, em áreas relacionadas com a exposição dos consumidores a substâncias químicas e biomonitorização, desregulação endócrina, saúde reprodutiva, toxicidade respiratória, estratégias de teste e avaliação de risco, persistência, bioacumulação, toxicidade, etc.

 

Resumidamente, o Programa LRI tem como principal objetivo promover iniciativas de investigação científica inovadoras que permitam o desenvolvimento de abordagens para a avaliação da segurança dos produtos químicos, permitindo melhorar a compreensão dos seus potenciais riscos para a saúde humana e para o ambiente.

 

Mais informação sobre este programa pode ser consultada nos links seguintes: