Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

Decorreu este ano em Helsínquia, entre 23 e 25 de Outubro, a CHEMICAL CONVENTION, principal encontro anual das empresas químicas, onde, como habitualmente, o ICCA (Conselho internacional das associações da Industria Química) e o CEFIC, (Conselho Europeu da Indústria Quimica) realizam as suas reuniões estatutárias e encontros de coordenação a nível global.

Participaram este ano cerca de 330 delegados dos mais diversos países, estando representadas a APQUIMICA, na qualidade de membro da Associação das Federações Europeias, e a Bondalti, na qualidade de membro da Direção do CEFIC.

Nos últimos anos esta Convenção tem também incluído sessões técnicas paralelas, onde consultores apresentam as suas perspetivas sobre as questões mais atuais da Indústria.

Não surpreendeu que os temas da Descarbonização e da Economia Circular tivessem sido os predominantes, tendo sido particularmente relevante neste aspeto a intervenção de Vice Presidente da Comissão Europeia Jyrki Katainen na sessão aberta da Assembleia Geral do CEFIC, que encerrou o encontro. Estes mesmos temas foram também abordados em diversas apresentações técnicas proferidas por consultores.

A inovação e o futuro da Indústria foram também temas importantes, salientando-se uma comunicação apresentada na sessão final pelo conhecido físico e divulgador Michiu Kaku, seguida de debate com a intervenção de representantes da Indústria.