Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

No mês de Novembro foi publicado pela ECHA um documento com base nas respostas recebidas durante a sessão de informações online realizada a 10 de outubro de 2019. O objetivo é enviar para a ECHA informações científicas sobre a possível restrição ao uso do chumbo em munições fora das áreas húmidas, balas e equipamentos de pesca.

 

Foram concedidas autorizações para a utilização de substâncias por parte da Comissão Europeia.

 

Houve também alteração da data para reportar aos centros antivenenos os relatórios harmonizados para misturas destinadas ao uso do consumidor de 1 de janeiro de 2020 a 1 de janeiro de 2021.

A mesma alteração também introduz mudanças na forma como as informações devem ser fornecidas.

 

A fim de melhorar a qualidade do dossier de registo REACH a ECHA e a indústria planeiam tratar de questões de conformidade.

 

Não menos importante será a nova estrutura e conteúdo referente às fichas de dados de segurança (FDS). Para mais informação consultar o site do IAPMEI.

 

Chamamos também a vossa atenção para o WEBINAR que explicou o que é uma nanoforma, como criar um conjunto de nanoformas semelhantes e como atender aos requisitos de dados para a sua caracterização. Foram também introduzidos novos campos da IUCLID para relatar nanoformas como exemplos práticos.

Existe também a indicação que o dossier online não pode ser usado para enviar registos de nanometeriais.

 

Intenções de rotulagem e classificação, são as notícias do CLP.

 

Algumas informações sobre os biocidas, nomeadamente a lista de notificações.

 

Os resumos dos seminários que a ECHA efectuou são o relevo dos eventos.

No ECHA Guest Corner temos a informação sobre a alteração de produtos retardadores de chama usados em mobiliário e inovações na química para a economia circular.

Para mais informações: https://www.apquimica.pt/pt/documentacao/publicacoes