Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
APQuímica Logtipo

Dominado pela apresentação de candidaturas/projetos que promovem a digitalização e a circularidade na indústria química

 

O CEFIC - Conselho Europeu da Indústria Química, revelou em 24 de Outubro, os vencedores dos prémios Responsible Care.

Para o Diretor-Geral do CEFIC, Marco Mensink, os prémios deste ano demonstram como as empresas já estão a implementar soluções inovadoras … ,nomeadamente, a digitalização de processos, a melhoria da transparência e da segurança química, e o aproveitamento de resíduos como matéria prima conforme demonstram os vários projetos candidatos aos prémios Responsible Care.

  • A Solvay SA recebeu o Chemical Safety Award por seu 'Product Stewardship Management System', uma ferramenta digital que ajuda todas as unidades de negócios da Solvay em todo o mundo a garantir a segurança do produto e a sua conformidade com os requisitos regulamentares.
  • Essenscia, a associação belga das indústrias química e de ciências da vida ganhou o Prémio das Associações Nacionais por 'Repensar a Logística Química'. A Essenscia trabalhou em conjunto com outras associações do setor de transporte e unidades de limpeza de produtos químicos para digitalizar os documentos em papel indicando se as cisternas de transporte de produtos químicos foram limpas corretamente. Existe agora um arquivo digital ao longo da cadeia de valor e todos têm acesso a essas informações em tempo real e com total transparência.
  • A finlandesa Kemira Oyj ganhou o Prémio de Responsabilidade Ambiental pela iniciativa “Resíduos de sulfato ferroso”. Depois do fornecimento de sulfato ferroso ter sido interrompido há alguns anos, a Kemira desenvolveu um processo inovador de extração desse resíduos de um aterro sanitário local.
  • A finlandesa Neste Oyj recebeu o prémio Sustainable Workplace Award pelo seu programa de formação 'Way Forward to Safety', que ajudou a instilar uma cultura de segurança em toda a organização. Como parte desse programa, a Neste lançou centenas de workshops, atividades de e-learning e desenvolveu processos cruciais de gestão de segurança.

 

O júri atribuíu menção especial a dois segundos classificados:

 Associação nacional Russian Chemists Union pela divulgação dos Princípios Responsible Care em toda a Rússia;

Kiilto Oy, na categoria Responsabilidade Ambiental, pelo desenvolvimento de um sistema de aquecimento inteligente baseado na circularidade.

 

Para mais informações: https://cefic.org/media-corner/newsroom/